Santos irá mudar seu escudo para 2023
Nesta terça-feira (27), o Santos Futebol Clube divulgou seu novo escudo para o ano de 2023, que conta com uma coroa em homenagem ao Rei Pelé. A honraria está posicionada acima do distintivo, entre as duas estrelas referentes aos títulos mundiais de 1962 e 1963. O emblema será utilizado no uniforme a partir da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A ideia da homenagem surgiu após a aprovação do novo estatuto social do clube no início de novembro. A mudança será válida para jogos e futebol profissional, amador e no futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, durante todo o ano de 2023.
A mudança no escudo já é pauta recorrente entre os conselheiros do clube, mas antes, esbarrava no estatuto social. Agora, o Peixe também poderá utilizar uniformes em referência a conquistas passadas com escudos antigos do clube.
“O que tem no novo estatuto é que o Santos pode usar os distintivos históricos. Vocês se lembram daquela camiseta azul clara que tinha um distintivo histórico? O Santos não pôde usar porque não tinha previsão no estatuto. Agora, podemos. É isso que é modernizar o estatuto”, afirmou Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo do alvinegro praiano.
Esta não será a primeira vez que o Santos homenageia Pelé em seu uniforme. Em 2019, quando o Rei completou 79 anos, o clube utilizou a coroa acima do escudo, mas somente no uniforme do venezuelano Soteldo, que vestia a camisa 10, eternizada por Pelé.
Em 2011, durante a campanha do título da Copa Libertadores, aconteceu outra homenagem nos mesmos moldes. Novamente, o clube utilizou a coroa na camisa de Paulo Henrique Ganso; no entanto, a homenagem ficava localizada dentro do zero do número 10, na parte de trás da camisa.